domingo, 28 de Abril de 2024  09:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-02-2012

BE declara oposição à introdução de fosfatos na transformação do bacalhau seco.


O Bloco de Esquerda rejeita proposta da Comissão Europeia sobre secagem do bacalhau. Numa fase em que surgiram notícias sobre a ...

O Bloco de Esquerda rejeita proposta da Comissão Europeia sobre secagem do bacalhau. Numa fase em que surgiram notícias sobre a possível avaliação da Comissão Europeia à introdução de produtos químicos, no caso fosfatos, na transformação do bacalhau seco. Os partidos com assento no Parlamento Europeu mostraram-se desagradados.

Novas informações dizem que essa medida só seria aplicada em países onde o bacalhau salgado seco não tem a preferência dos consumidores mas o BE avisa já que a decisão, a ser aprovada, teria “forte impacto negativo na indústria portuguesa do sector que se verá obrigada a custos superiores no processo de secagem, para além da descaracterização e alteração do sabor do produto”.

É uma proposta que tem sido associada a à indústria nórdica e que poderia afetar o emprego nesta área, particularmente na região de Aveiro onde este se concentra.

Marisa Matias abordou esta questão ontem na sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo e questionou as prioridades europeias. "Quando assistimos a tanta falta, mas tanta falta de Europa em tanta coisa essencial para a vida dos cidadãos e das cidadãs europeias, o que a Comissão Europeia escolhe como prioridade é ir mexer no bacalhau". "Qual é o poder oculto que as empresas nórdicas detentoras deste método terão sobre a Comissão para que se imponha esta nova tecnologia", perguntou.

A parlamentar do Bloco de Esquerda recordou que "em Portugal, durante centenas de anos, foram usados métodos tradicionais de secagem de bacalhau, que permitiram salvaguardar a saúde pública" e estranha os motivos que levam a Comissão Europeia a colocar "em causa estes métodos, estes conhecimentos seculares, para impor um método único, artificial, que recorre à utilização de fosfatos, que altera a qualidade do alimento, que altera os sabores".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®